Depressão no inverno alemão

4
2789
Advertisement

Se comparado ao inverno de muitos outros países o inverno alemão nem chega a ser tão duro, especialmente em regiões que ficam mais ao sul do país. A temperatura e a quantidade de neve variam muito de um ano para outro e de uma região para outra, mas há algo que sempre é igual, a redução das horas diárias de luz.

Inverno na Alemanha

Durante o inverno, especialmente nos meses de novembro e dezembro, os dias são mais curtos. Nessa época o sol nasce às 8:00 e se põe às 16:00, isso quando há sol, porque muitas vezes ele não aparece por semanas, o que faz os dias se tornarem ainda mais curtos e escuros. Então imagina como é difícil levantar todas as manhãs para ir trabalhar no escuro e voltar para casa quando já está escuro novamente? Não é fácil para ninguém, nem para quem já está acostumado.

Algumas pessoas têm mais dificuldade que outras em lidar com o inverno, o que resulta no aumento do índice de pessoas depressivas. Aqui na Alemanha apenas 8% da população prefere o inverno do que o verão, e quase 1 milhão de pessoas sofrem de depressão de inverno, a maior parte sendo idosos e mulheres. Mas e aí, como lidar com o inverno alemão da melhor forma possível, além de sair bem agasalhado – claro?

Inverno na Alemanha

A prática do esporte é altamente recomendada pela Organização Mundial da Saúde quando o assunto é depressão. Qualquer tipo de exercício, até mesmo uma simples caminhada todos os dias pode ajudar, bem como pelo menos meia hora de luz ao dia. Não custa nada dar uma saidinha de casa ou do trabalho por uma simples meia hora ao dia, faz diferença.

Já enfrentei cinco invernos fora do Brasil, onde 3 desses foram aqui na Alemanha. Não vou dizer que foram fáceis, talvez o primeiro sim, já que tudo era novidade – principalmente a neve – mas os seguintes não foram tarefas simples. Acordar de manhã cedo é provavelmente a parte mais difícil do dia, sem mencionar o cansaço que parece nunca ir embora. Nessa época até meu cachorro nota a grande diferença, e dorme muito mais do que o normal.

Com o tempo, e com tentativas diferentes, aprendi com as minhas próprias experiências coisas que ajudam a evitar essa depressão de inverno que atinge tanta gente aqui na Alemanha todos os anos. Antes de mais nada, é necessário lembrar que depende muito da própria pessoa e de sua motivação…

Sair de casa é crucial, principalmente para os que não trabalham. Dar uma caminhada, passear com o cachorro, tirar alguns minutos do horário do almoço para ir lá fora, tomar bebidas quentes como chá e café, ler um bom livro, interagir com outras pessoas e lembrar de algo bem natural: assim como todos os outros invernos, esse também vai passar!

Quem já teve que enfrentar a estação do inverno em qualquer lugar já deve ter percebido como a vontade de comer doces aumenta nessa época, não é verdade? Pois bem, aqui na Alemanha não é diferente, e comigo também não, especialmente nos meses de dezembro quando há os lindos mercados de Natal em todo o país, cheios de tentações doces. Permita-se comer um pouquinho mais de doces, especialmente chocolate, o qual tem serotonina e tem o poder de trazer um pouco mais de alegria e colocar um sorriso no rosto!

E já que se tem de enfrentar os dias escuros e frios, porque não encará-los de cara e ir esquiar? Pois bem, esquiar já é um exercício físico, é divertido e é uma ótima forma de passar o tempo e encarar o inverno de uma forma mais alegre. Aqui na Alemanha, especialmente no sul, esquiar é a paixão de muitos, e nem é necessário ir tão longe para curtir o esporte, e há preços bem acessíveis a todos.

Inverno na Alemanha

A verdade é que o inverno é algo certo aqui na Alemanha, e apesar de não ser a estação favorita de todos, há muitas coisas que podem ser feitas para passar por essa estação sem ficar deprimido. Coincidência ou não, já notei que nessa época do ano os alemães tendem a se reunir mais vezes nas casas dos amigos para um jantar, para tomar um bom vinho, jogar conversa fora… sem dúvida uma forma de juntos darem um chega-pra-lá na depressão!

Acredito que o inverno faz com que apreciemos mais as outras estações do ano. Como é lindo ver a mudança do inverno para a primavera, as árvores se enchendo de folhas, rosas brotando, os passarinhos voltando, frutos nascendo! É assim todos os anos, e essa é a recompensa dos dias frios e escuros.

4 Comentários

  1. Que legal que vc está vendo o lado bom do inverno! Na maior parte da Irlanda, não neva, ou neva muito pouco, então fica uma coisa meia boca kkkk

    • hahaha oi Luciana!
      Sim, é sempre bom tentar ver o lado positivos das coisas, principalmente do inverno que é tão escuro aqui pela Europe não é?
      Devo confessar que a neve anima um pouco! Esse ano tem nevado bastante por aqui, mas no inverno anterior praticamente não houve neve, e foi um pouco mais sem graça. O ideal é ocupar a mente com coisas boas 😀

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.