BrasileirasPeloMundo.com
Irlanda

Primavera em Dublin

primavera-dublin

Primavera em Dublin.

Essa já é minha quarta primavera na Irlanda. Nesse país, a estação das flores começa em fevereiro, mas as temperaturas mais amenas não necessariamente acompanham o calendário. Oficialmente a primavera inicia no dia 1º, dia de Santa Brígida, embora meteorologistas ainda considerem o mês como parte do inverno. Não é incomum presenciarmos temperaturas próximas ou abaixo de zero, chuvas, ventos fortes e até mesmo neve nessa época.

No meu primeiro ano aqui, em março de 2013, ainda enfrentávamos temperaturas negativas, chuvas e vento muito forte. Eu até levei um susto, já que achava que vindo em março minha adaptação ao clima aconteceria de maneira mais fácil – e bem, foi no modo mais intenso possível, mas pelo menos já fiquei preparada para o que me esperava pelo resto do ano. Lembro da escuridão, do frio, das muitas camadas de roupa, da chuva constante e até mesmo da neve – eu não poderia imaginar que até neve encontraria aqui logo na minha chegada!

No fim da minha primeira semana aqui, fiz um passeio para umas montanhas que ficam a 30 minutos de Dublin chamadas Ticknock Mountains. Embora estivesse nevando na cidade também, o clima na Irlanda é úmido demais, de modo que quando a neve cai, ela rapidamente derrete. Nas montanhas a história é diferente, já que a neve acaba acumulando muito mais facilmente. Foi a primeira vez que vi neve de verdade e foi uma experiência muito legal! Pra nós, brasileiros não acostumados com esse fenômeno da natureza, não dá pra perder uma oportunidade como essa, não é mesmo?

neve-ticknock-mountains
Não dá nem pra acreditar que era primavera, né? Foto: acervo pessoal.

Na minha segunda primavera por aqui, em 2014, acho que só notei que era primavera mesmo quando observei, no caminho para o trabalho, que as árvores já estavam cheias de flores. Sabe quando um dia você percebe que não está assim tão frio, que os dias estão ficando mais longos e que as ruas estão todas floridas? As margaridas brotam loucamente em qualquer grama disponível, seja em parques, jardins, enfim, qualquer lugar. É incrível! Aliás, quando faz sol aqui na primavera a grama cresce muito rápido e é comum ver gente cuidando do jardim e cortando a grama com frequência. As daffodils (flor de narciso) também florescem nessa época, assim como as cherry blossoms (cerejeiras), as minhas preferidas! Infelizmente o período de florescimento delas é muito curto, então após umas duas ou três semanas as flores caem e só ficam as folhas verdinhas.

Leia também: dez motivos para morar na Irlanda

Se está sol, a temperatura chega aos 13, 15 graus e faz até calor – eu pelo menos, como boa calorenta, já tiro meus casacos e aproveito o sol. No entanto, quando o dia está nublado ou com muito vento, ainda é possível ver gente de casacão, cachecol, touca e luvas, especialmente pela manhã ou quando o sol já se pôs.

Já no ano passado, em 2015, a primavera foi fria e o clima muito misto: uma sequência de dias quentes seguida por uma sequência de dias frios e chuva quase todo dia, independente de haver sol ou não. Nem sempre essas condições se estabilizam em maio, com a chegada do verão – às vezes elas se estendem até julho! Ou seja, nem sempre o verão é garantia de bom clima. Por isso é comum ver as pessoas de muito bom humor, aproveitando os parques e espaços públicos quando sai um solzinho na época da primavera e verão: ele não é garantido sempre e pode ir embora a qualquer momento!

Nos três anos em que moro aqui, notei que  as temperaturas sobem bastante em torno de maio e junho – 18, 20 graus (e acredite, como a Irlanda é úmida, 20 graus aqui é super quente!). Devo reforçar que não dá pra contar com sol e estabilidade sempre, portanto churrascos e outros eventos à céu aberto são sempre marcados em cima da hora.

flores-primavera-dublin
A primavera aqui é linda! Foto: acervo pessoal.

A primavera em Dublin, é aquela estação que se está fazendo sol, é gostoso, dá até pra deixar as mangas longas em casa. No entanto, no fim do dia é comum aquele ventinho frio fazer com que tenhamos que tirar o casaquinho da bolsa. O que mais gosto na primavera aqui é que o clima da cidade é outro: as pessoas estão mais felizes, sorridentes, animadas. Além disso, o espetáculo das flores e árvores é maravilhoso: no ápice do inverno, quando você acha que as árvores ficarão secas pra sempre, é de se surpreender quando elas estão todas verdes, cheias de vida e flores. A passagem do tempo por aqui é muito visível através das estações! Uma pena, contudo, que as flores não durem muito tempo: por causa dos fortes ventos na Irlanda é comum que as árvores percam suas flores em poucas semanas.

Informações oficiais sobre o clima na Irlanda aqui.

Related posts

Nem só de pub vive a Irlanda

Annaline Stepien

Como foi ter bebê na Irlanda: depoimentos

Luciana Damasceno

Irlanda – Trabalho, é difícil de conseguir?

Luciana Damasceno

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação