Natal à moda francesa

5
363
Advertisement

Muitos amigos brasileiros me perguntam como é o Natal aqui na França. Já meus amigos franceses morrem de curiosidade em saber como é o Natal em pleno verão. Muitos deles me perguntam se o Papai Noel chega na noite do Natal de sunga e com uma caipirinha nas mãos. Outros querem saber se o “nosso” Papai Noel sabe surfar e/ou se sabe dançar samba. Quanta imaginação! Eu mesma nunca havia pensado na possibilidade do “nosso” Papai Noel sentir calor ou de vir nos entregar os presentes em ritmo de samba…

É a terceira vez que eu passo o mês de dezembro aqui na França e já posso adiantar que muitas coisas são bem parecidas com os nossos costumes brasileiros: as reuniões entre familiares e amigos, almoço de final de ano com o pessoal do trabalho, a decoração das ruas, casas e lojas. Muitas luzes, árvores de Natal, Papai Noel em tudo quanto é canto, e esse maravilhoso clima de Natal que me encanta muito ! Mesmo longe de todos da minha família, continuo adorando esse clima natalino.

Muita coisa é parecida, mas temos também muitas coisas diferentes e encantadoras: aqui Papai Noel faz jus a roupa que tem pra suportar tanto frio e algumas vezes muita neve.  Logo no final de outubro as lojas começam a decoração de Natal, e produtos exclusivos dessa época começam a aparecer. Aqui na França, é muito comum comprarmos e comermos chocolates : são inúmeros sabores, formas e tamanhos.  Todos ilustrando a magia do Natal com caixas coloridas e exclusivas. Sabe a Páscoa no Brasil, onde as lojas ficam cheias de chocolate ? Pois é, no Natal por aqui é mais ou menos assim.

Outra coisa diferente é o “Marché de Noël“, uma feira ao ar livre cheia de stands em forma de “casinhas” ou “chalézinhos” onde se pode comprar uma variedade de coisas. Há stand de comidas típicas, presentes, roupas de inverno, decoração de Natal, e várias outras lembrancinhas made in China… Dependendo do tamanho da feira, temos até stands de comidas do mundo inteiro onde muitas vezes encontramos pratos do Brasil ! Vale a pena ir para comer “marron chaud” e beber um “vin chaud“, que nada mais é que castanha portuguesa torrada na hora com vinho quente. É simples, parece estranho mas é muito gostoso e é bem característico do Natal por aqui. E além disso,nos ajuda a suportar o frio.

Cada cidade tem o seu “Marché de Noél” e as feiras normalmente começam a funcionar no último ou penúltimo final de semana de novembro. Um dos maiores e mais famosos é o “Marché de Noél” de Strasbourg, uma cidade no nordeste da França e bem próxima da Alemanha. Seu “marché” fica na “Place de la Cathédrale” e nele, entre outras coisas, encontramos os famosos “pain d’épices“, um bolo fabricado com mel e temperos diversos. Em Strasbourg é possível comprar esse tal bolo durante o ano todo, mas em outros lugares da França só conseguimos comprar durante o Natal.  Como eu adoro, aproveito essa época pra fazer meu estoque!

 

Marché de Noël Paris - Foto de arquivo pessoal
Marché de Noël Paris – Foto de arquivo pessoal

Dizem também que essa feira de Strasbourg é a melhor e mais antiga da França. Que os parisienses não me escutem! Paris, que é a cidade das luzes, fica ainda mais charmosa nessa época com toda essa decoração natalina. Eles possuem inúmeras feiras e, é claro que a avenida Champs Elysée tem o seu marché de Noel, que também é enorme! Nesses maiores, sempre tem um parquinho de diversões para crianças e adolescentes, onde eles comem churros, apostam no tiro ao alvo e se divertem vendo toda a multidão de gente que passa pelas ruas. Mesmo com a temperatura abaixo de zero, e muitas vezes com neve, essas feiras ficam lotadas. Vale a pena conhecer.

Como é Natal, tudo tem que ter um toque diferente : os bares nessa época possuem a “bière de Noël“, uma cerveja feita exclusivamente para essa época do ano e em edição limitada. Cada ano eles inventam um sabor novo e, até hoje, eu gostei de todos que provei!

Aqui eles não conhecem o nosso amigo oculto e não costumam trocar presentes entre amigos. No trabalho, eles tem o hábito de levar chocolates. Cada dia é a vez de um, e é assim o mês inteiro. Adeus dieta.

Mas afinal, como é a noite de Natal dos franceses ?

Na noite de Natal, eles reúnem a família para a ceia e, na maioria das vezes, cada um fica responsável por uma parte da comilança. O que eles preparam também é um pouco diferente da gente. Aqui, obviamente, eles comem à moda francesa De entrada : patê de champanhe com foie gras e salmão defumado. Prato principal : peru, lagosta, boudin blanc (que é tipo uma salsicha), javali, corça, castanhas portuguesas, entre outras coisas. Tudo com muito vinho, e vinho francês ! Depois, eles comem queijo, e em seguida a sobremesa, que normalmente é a “bouche de noel” : um bolo feito com muito creme e característico dessa época !

Aqui as crianças também acreditam em Papai Noel, e também escrevem uma cartinha com seus pedidos e enviam lá pro polo Norte.

Espero ter matado um pouco a curiosidade de vocês. Aproveito para desejar um ótimo Natal e um prospero Ano Novo! Até o ano que vem!

Compartilhe
Texto anteriorSantacon em Nova Iorque
Próximo textoCadê o Natal na Arábia Saudita?

Marcella é engenheira e carioca. Descendente de italianos e apaixonada por Minas Gerais. Adora sol, praia, viajar, cozinhar para os amigos e é muito ligada a sua família. Em 2014 foi transferida pela empresa para a cidade Clermont-Ferrand na França. Acabou se apaixonando e decidindo ficar por lá. É fundadora da empresa Adoro Brasil onde o objetivo é divulgar a cultura brasileira pela França e pelo mundo. Apesar de longe ainda se sente presente na vida de todos no Brasil. Obrigada tecnologia!

5 Comentários

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui