BrasileirasPeloMundo.com
Marrocos Natal Pelo Mundo

Natal no Marrocos

Penso que é difícil imaginar que em algum lugar no mundo não se comemore o Natal! Pois é, mas isso realmente é possível, como exemplo em Marrocos, pais onde vivo atualmente. Aqui não é comemorado Natal ou Ano Novo, pois trata-se de um pais onde a religião é o Islam. Nesta religião para quem ainda não sabe, Jesus foi apenas um profeta e para eles não é certo comemorar aniversário de profetas, até mesmo porque segundo os Islâmicos, ninguém conseguiu provar a data de nascimento correta de Jesus, e como o Natal foi uma data criada pela igreja católica para comemorar o nascimento Jesus, não se implementa na religião Islâmica.

A passagem de ano ou ano novo existe, porém é bem diferente da nossa, eles seguem o calendário Islâmico; para assuntos do quotidiano e os propósitos religiosos, onde o ano é sempre 11 dias mais curto do que o nosso. No entanto, nosso calendário também é usado na religião islâmica; para assuntos civis e comerciais. Sendo assim, a passagem de ano é comemorada antes da nossa, mas não na mesma intensidade, quero dizer… com fogos, festa, e longos preparativos (não ao menos no meu conhecimento ou de pessoas do meu convívio).

Resumindo pessoal, é uma data bem triste para quem permanece no país enquanto as festas acontecem no Brasil, pois aqui trata-se de um dia normal como qualquer outro, as pessoas vão ao trabalho, o comércio funciona normalmente e a rotina das pessoas é a mesma de todos os dias.

Alguns brasileiros assim como eu, “correm” para o Brasil nesta data para ficar perto de suas famílias, porém muitos não tem essa mesma chance, e tem que passar o dia de natal como se nada estivesse acontecendo de diferente no mundo. As vezes os mesmos que por cá ficam se reúnem para tentar não deixar a noite de Natal passar em “branco”, deixando a todos os reunidos um pouquinho mais felizes, amenizando assim a tristeza de não estar perto de seus entes queridos.

Mesmo não acontecendo a festa de Natal no pais é possível encontrar alguns objetos natalinos para decoração, isso ocorre devido à proximidade com a Europa e o grande número de estrangeiros que vivem em Marrocos e gostariam poder ter um pouquinho da festa natalina em suas casas. Fora isso, a vida continua normalmente sem nenhuma tipo de comemoração realizada pelos marroquinos.

Espero ter ajudado a entender um pouquinho da cultura marroquina.

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Natal na Inglaterra além do discurso da Rainha

Kamila Bianchi

Cinco desejos de Natal pra você

Ana Dietmüller

Comidas de Natal e Ano Novo na Irlanda

Gabrielle Figueiredo

6 comentários

Tati Sato Dezembro 13, 2013 at 1:11 am

Oi Cláudia! Agora já sei onde vou passar meu próximo Natal, se não puder ir ao Brasil ou a Espanha! Haha! Brincadeiras à parte, eu fico muito triste nessa data porque sinto muita falta da minha família… Então, eu gostaria muito que as pessoas ao meu redor o tratassem como um dia normal… Porque passaria batido! Hehe!

Mas interessante isso… Porque até na China se comemora o Natal, ainda que eles não tenham idéia de quem tenha sido Jesus… Mas acho que o nível consumista asiático é bem mais alto que o islâmico. 😉

Feliz Natal! Um beijo!

Resposta
Ana Cristina Kolb Dezembro 16, 2013 at 10:42 pm

Nossa Claudia muito interessante sua descrição desta época do ano, mesmo sendo um pais islâmico, imaginava que existiam uma comunidade crista e que comemoraria como todo bom pais católico Natal! Eu poderia também fazer o mesmo que a Tati, pois não sou fa de Natal em si, pra mim que cresci com uma família oficial pequena, so eu e minha mae, eu achava muito triste, mesmo sendo convidadas em casas de amigos/familia. Uma pergunta, voce diria que não existe uma comunidade católica vivendo em Marrocos, ou diria que seria talvez visto como falta de respeito, comemorar uma data crista abertamente, publicamente? Fiquei intrigada, os islamistas que vivem em países ocidentais, sempre praticam o Ramadhan e outras tradições, as mulheres andam com suas burcas, mesmo crianças na escola, que nasceram neste respectivos países e acham uma ofensa se não tiverem o direito de se expressar e manter suas tradições, por isto a minha intriga, de como são tratadas, toleradas estas diferenças em seu próprio pais! Que o Natal e o ano novo seja feliz no seu coração! Seja bem vinda a festejar com a gente, mesmo que virtualmente! rsrsrsrrsrrs Namasté

Resposta
Renee Dezembro 18, 2013 at 11:54 am

Oi Claudia,
O meu marido eh marroquino e ja passei Natal em Casablanca. Eles fizeram um “jantar especial” na noite do dia 24 para nos e deram presentes para os meus filhos, por pura simpatia! Mas realmente, era um dia como outro qualquer.
Aqui em Londres, deixei a chave do meu ape com uma amiga, que foi ate la colocar os presentes na arvore. Disse para as criancas que o pobre do Papai Noel iria ficar todo confuso se os levasse para o Marrocos hihihi!!!
Feliz qualquer coisa para voce ai!
Abracos!! :))))

Resposta
Helga Paes Dezembro 21, 2013 at 2:15 am

Nossa como triste e dificil passa o natal ai!!! E tem gente que ainda reclama fazendo comparacoes!!1 Isso sim é natal triste!!! Pra vc desejo um lindo dia de Natal e bem especial para todos de sua familia!!!

Resposta
Andrea Vieira Novembro 21, 2014 at 6:56 pm

Obrigada! Adorei as dicas! Um beijinho

Resposta
Saraiva Dezembro 25, 2014 at 1:21 pm

Não ficaria triste não, porque datas comemorativas para mim são uma convenção…

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação