BrasileirasPeloMundo.com
Finlândia Natal Pelo Mundo

O que os finlandeses dão de presente no Natal?

Ah dezembro! Mês de festa, de comida boa, de estar com os amigos e com a família. É mês de comprar presentes também, mas o que será que os finlandeses dão de presente no Natal?

Eu não vejo a magia do Natal sob uma perspectiva religiosa, mas vejo, sem dúvida, sob uma perspectiva de união, de confraternização e de muito amor. Se tiver neve e riisipuuro então – trata-se de um arroz doce com calda de ameixas, receita tradicional do Natal finlandês (já escrevi sobre as delícias da culinária natalina na Finlândia aqui) – não preciso de mais nada.

Há diversas coisas que me agradam na maneira finlandesa de celebrar o Natal. Já escrevi sobre isso neste texto para o BPM. Adoro decorar a árvore de Natal e esperar pelo Papai Noel. Agora principalmente, que minha família tem três crianças (meu filho e duas priminhas), ver seu encantamento, a ansiedade e toda aquela preparação me transborda de alegria.

Mas uma parte específica desta época nunca me agradou muito: comprar os presentes para todos. Não que eu não goste de dar presentes, mas sou uma mulher totalmente fora dos estereótipos nesse quesito: odeio fazer compras e ir a shopping. E outra coisa: não tenho boas ideias sobre o que comprar, demoro horas para me decidir, no Brasil isso sempre foi um caos para mim. Sempre busquei dar livros e CDs de presente, mas agora, ninguém mais ouve CD e livro, aqui na Finlândia não é um presente tão bom, visto que as bibliotecas públicas são recheadas de títulos e as pessoas pegam muito livro emprestado. Você acaba sem saber se a pessoa já leu o título X ou Y.

Mas depois de já ter passado alguns Natais na terra de Papai Noel, você aprende mais um lado maravilhoso da data por aqui: presente de Natal é sinônimo de lembrança apenas. Ninguém espera receber algo caro ou inusitado. Os presentes tendem a ser simples e úteis. Hoje em dia, não tenho mais problemas em escolhê-los e já tenho meus ítens favoritos.

A única regra que em minha experiência sinto que deve fazer parte de qualquer presente, em qualquer situação, é que este venha embrulhado ou fechadinho em um envelope ou caixa. Um cartão acompanhando o presente também é algo muito popular, mas não é uma obrigação.

A questão do embrulho de presente tem um significado para os finlandeses, pois mostra que você depositou algum tempo e algum esforço naquela lembrança, que pode ser uma simples barra de chocolate. Me lembro bem de quando ainda namorava meu marido, ele me pediu para ajudá-lo a embrulhar os presentes que havia comprado. No meio do processo o papel acabou e não havia onde comprar, pois era uma cidade pequena e o comércio não abria no feriado. Sabe o que ele fez? Pegou umas páginas daqueles encartes de supermercado, que vêm com o jornal e usou-as como papel de presente. Eu morri de rir, achei horrível e ainda comentei se não era melhor deixar sem embrulhar, visto que eram presentes para pessoas próximas. Mas o quê? Como assim dar um presente sem embrulhá-lo? “Parece que você se esqueceu da pessoa e, na pressa, pegou algo que já tinha em casa para dar.” Essa foi a resposta que ouvi e, pensando bem, faz sentido, não faz? Por isso, não tenha vergonha de dar um presente baratinho, isso realmente não é um problema, só não se esqueça de embrulhar!

Foto: arquivo pessoal

Barras de chocolate e caixas de bombons são presentes populares na Finlândia. Fábricas finlandesas como a Fazer, por exemplo, criam sabores específicos de chocolates para o Natal. Outros presentes populares são: meias de lã (principalmente as tricotadas à mão), cachecóis, luvas de lã, pequenos utensílios de cozinha como saca-rolhas, boas tesouras, uma boa faca. Mas há um presente específico que eu adoro! Custa barato e sempre faz sucesso: raspadinhas e loterias. Há raspadinhas exclusivas de Natal, como a do calendário natalino, em que você todo dia raspa um número; você também pode fazer um jogo de loteria e dar o comprovante como presente, as pessoas normalmente gostam muito! Dinheiro não é um presente muito popular porque é dificil mensurar o quanto dar, mas há quem goste de dar dinheiro. Caso decida-se por dar dinheiro, lembre-se de comprar um cartão de Natal bonito e colocar o dinheiro dentro dele, num envelope fechado. O mesmo vale para as raspadinhas e loteiras. Sempre que ganho essas coisas, elas chegam assim.

Também é popular presentear os amigos e familiares com guloseimas feitas por você. Em diversas lojinhas e supermercados você pode comprar garrafinhas, potinhos e vidrinhos decorados para colocar seus presentes deliciosos. Muitas pessoas fazem mostardas e geléias, por exemplo. Mostarda com mel é um presente popular, visto que é um excelente acompanhamento para o pernil de Natal. Mas só dê esse tipo de presente se for algo artesanal. Comprar um tubo de mostarda no supermercado pode não ser muito popular…

Normalmente os presentes mais caros são os das crianças, pois brinquedo é caro no mundo todo, mas essa “obrigação” de dar algo mais caro é mais um compromisso dos pais e, algumas vezes, dos avós. Você não precisa se preocupar em dar brinquedos caros para filhos de amigos, sobrinhos e afins. Uma dica nesse caso é perguntar aos pais da criança se ela está precisando de algo. Meias, luvas e gorros são presentes úteis.

É isso! Espero que tenha gostado das dicas e, quem sabe, se inspirado para comprar os seus presentes. Desejo a todos um feliz Natal e um Ano Novo de muita paz, amor e realização, do fundo do coração.

Até 2018!

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Existe Halloween na Finlândia?

Lili Simmelink

10 rituais natalinos da Áustria

Ana Dietmüller

Lembranças natalinas na Espanha

Tati Sato

8 comentários

Dani Kitz Aurala Dezembro 23, 2017 at 8:45 am

Como sempre, adorei seu texto. Na família do meu marido são 8 crianças, então nós compramos docinhos e damos à eles uma sacolinha cheia! Eles adoram! Para os adultos este ano eu fiz uma caixa com brigadeiros e beijinhos. Outra coisa que acontece bastante aqui na Lapônia é dar de presente um cartão de presente onde, por exemplo, os filhos se juntam para dar algo mais caro, como uma jóia. Neste ano vamos surpreender minha sogra com um achado: um livro de mais de 100 anos que conta a história da origem da família dela e de um rio que o pai do tataravô dela cavou sozinho! ❤️ Feliz Natal Mailinha! ??

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Janeiro 22, 2018 at 11:51 am

Brigadeiro e beijinho com certeza são ótimos presentes! Cartões presentes são bem legais também, adoro!
Um beijão e obirgada pelo comentário!!

Resposta
Monica Paraiso Berge Dezembro 23, 2017 at 9:59 pm

Oh, Maila!!
Mais uma vez vem elogiar seu texto. Que delicia. Fiquei babando com o arroz doce com calda e os potinhos de mostarda artesanal estes eu sempre comprava em Penedo.
Quanto aos presentes, adorei saber das raspadinhas. Eu certamente iria adorar, pois sou uma jogadora contumaz e sortuda!! Obrigada por compartilhar!
Um Feliz Natal e um 2018 recheado de momentos felizes!!!

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Janeiro 22, 2018 at 11:50 am

Que bom que gostou! As raspadinhas hoje em dia são meu presente favorito. Adoro!!!
Tudo de bom e um beijão!

Resposta
Cristiane Leme Dezembro 26, 2017 at 8:57 pm

Adorei, Maila! O riisipuuro é o nosso ris ala mande, só que em vez da calda de ameixa, usa-se de cereja… Se tiver uma receita de riisipuuro, manda pra mim? Deve ser uma delícia com a calda de ameixa! É servido como sobremesa ou antes da ceia?
Bjs

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Janeiro 22, 2018 at 11:49 am

Cris, é servido como sobremesa e como café da manhã. Eu coloquei um link com receitas tradicionais em inglês no texto. Mas se você quiser depois te passo sim. Beijos

Resposta
ELIZETE SANANDRES Agosto 3, 2018 at 5:10 pm

Olá. Boa tarde. Minha filha está morando na Espanha e resolvemos passar o Natal em um pais diferente do Brasil e Espanha. Como é o Natal para turistas na Finlândia. Devem ir Eu, meu esposo, minha filha, meu genro e meu neto de 06 anos. Gostaria de dicas e se vale a pena turistar no Natal. Desde já, muito obrigada. Elizete Sanandres

Resposta
Maila-Kaarina Rantanen Agosto 5, 2018 at 2:18 pm

Olá Elizete,
O Natal para turistas na Finlândia é muito legal na Lapônia, onde fica o Santa Park. O vilarejo inteiro é voltado para isso. Você encontra opções no site do Santa Park e pesquisando por hotéis na cidade de Rovaniemi. Também sugiro buscar por aluguel de cabanas, pois há a possibilidade, inclusive de ver a aurora boreal se der sorte com a previsão do tempo. Abraço

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação