BrasileirasPeloMundo.com
Comemorações Pelo Mundo Irlanda Natal Pelo Mundo

Comidas de Natal e Ano Novo na Irlanda

Conforme o fim do ano se aproxima, quem está fora do Brasil tem a oportunidade de vivenciar outras tradições e culturas natalinas. E, para mim, é impossível não pensar na gastronomia nessa época do ano. Por isso, veja aqui quais são as comidas de Natal e Ano Novo na Irlanda!

Comidas típicas de Natal na Irlanda

A diferença cultural já começa quando a ceia de Natal acontece no dia 25 de dezembro, não na noite do dia 24. Para os irlandeses, a véspera de Natal é um dia normal e qualquer, diferente do que nós brasileiros estamos acostumados.

Então, para celebrar o Natal, eles chamam a ceia de roasted dinner, que na tradução literal seria um “jantar assado”, e que pode conter os seguintes pratos:

  • Para entrada: salmão e pão marrom;
  • Coquetel de camarão;
  • Peru assado com stuffing (recheio);
  • Gravy: muito popular na culinária anglo-saxônica, esse molho de carne normalmente é preparado com o próprio suco da carne e é usado para acompanhá-la;
  • Sprouts (couve de Bruxelas);
  • Batatas assadas, pois obviamente não poderiam faltar as tradicionais batatas ;
  • Molho de Cranberry, dificilmente consumido em outras datas;
  • Muitos vegetais.

Esses seriam alguns dos pratos tradicionais, mas é claro que cada família pode incluir outros para complementar a ceia de Natal.

Leia também: Qual é o custo de vida em Dublin?

Para sobremesa, o tradicional Christmas Pudding, um pudim que contém várias frutas secas e também pode levar canela, cravo, noz-moscada e gengibre, por exemplo. Cada família pode ter sua própria receita, ou então é possível encontrar pronto para comprar em mercados.

Outro prato é a Mince Pie, uma torta doce recheada com uma mistura de frutas secas e especiarias, que é chamada de “carne picada”. No passado, realmente levava carne, mas depois se transformou em uma receita mais doce e com tamanho menor. É bastante tradicional tanto na Irlanda, quanto no Reino Unido.

(Mince Pie à venda em mercado na Irlanda. Foto: Arquivo Pessoal)

Comidas típicas de Ano Novo na Irlanda

Assim como no Natal, a grande celebração de Ano Novo também não acontece na data que estamos acostumados.

No dia 31 de dezembro, os irlandeses se reúnem para uma festa, mas sem muita tradição. Seria apenas uma comemoração, então o cardápio inclui snacks e pratos mais aleatórios.

No dia 1º de janeiro, é quando a grande comemoração acontece com um jantar mais tradicional e elaborado. A ideia é a mesma do Natal, um roasted dinner, seja com peru ou frango assado, por exemplo, e batatas para acompanhar. Mas a escolha do que servir fica a critério de cada família.

Leia também: Cinco curiosidades sobre o Natal na Irlanda

Diferenças do Natal entre Brasil e Irlanda

Quando penso nas diferenças gastronômicas do Brasil e Irlanda, acredito que muito se relacionam ao clima dos países. No Brasil, estamos no ápice do verão, com temperaturas elevadas. Nossas roupas são bem mais leves, e muitas famílias passam seus finais de ano na praia. Isso nos faz servir muitas frutas e saladas, além do tradicional peru.

Na Irlanda, o clima é totalmente o oposto, já que é o ápice do inverno na Europa. Por isso, a lareira está sempre acessa e todos com os divertidos suéteres de Natal, desde crianças até os adultos. As pessoas realmente usam os Christmas Jumpers, e eu mesma tenho o meu! Inclusive, algumas empresas instituem o dia oficial do suéter de Natal, e todos no escritório vestem o seu para trabalhar.

Outra diferença é a troca de presentes, que no Brasil acontece depois da ceia, no dia 24 para o dia 25. Fazemos amigo secreto ou entregamos presentes para os mais próximos, cada família tem sua maneira de presentear o próximo.

Na Irlanda, a entrega de presentes acontece na manhã do dia 25. E, por aqui, também existe o tradicional amigo secreto, chamado de Kriskindle na Irlanda. Algumas grandes famílias utilizam essa opção, ou acabam entregando um pequeno presentinho para todos. Vai de cada uma!

E falando em presentes, no Brasil meio que vale de tudo. Presenteamos com roupas, objetos, artigos para a casa e por aí vai. Por aqui, as roupas ficam reservadas para quem é mais íntimo, e para outras pessoas chocolates e velas são opções comuns de presentes.

Seja no Natal ou Ano Novo, algumas coisas não faltam na Irlanda: bebida e animação! A época é de alegrias, de reunir a família e amigos e aproveitar esse momento! Tudo regado a uma boa pint de Guinness!

Feliz Natal e Ano Novo para todas as Brasileiras Pelo Mundo!

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Natal em El Salvador

Paula Tavares Vigilato

Dez curiosidades sobre o Natal na África do Sul

Debora L. Juneck

O Ano Novo na Itália

Farah Serra

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação