Guia para o Advento em Zagreb 2018

0
66
Foto: Pixabay.com
Advertisement

Guia para o Advento em Zagreb 2018.

Esse ano promete ser bastante agitado na capital croata! Pelo quarto ano consecutivo, Zagreb defende o título de Melhor Natal da Europa. As expectativas são enormes, e os turistas já começam a se preparar para invadir a cidade, que virou point certo pra quem quer curtir o inverno croata, e gastando bem menos do que em cidades europeias como Viena e Praga.

O que fazer, onde ir pra comer, onde ficar, atividades pra crianças? Esse post vai te dar dicas bacanas sobre o que esperar do Advento mais famoso do país, seja pra esse ano de 2018 ou até mesmo pra se preparar para os anos seguintes, já que muitos conhecem a Croácia como famoso destino de verão, e não tanto como atração imperdível do inverno.

Praça Ban Jelacic (praça principal)

Parada obrigatória a todos que visitam a cidade, e point de encontro dos locais, a praça do “cavalo” se transforma numa mini-cidade natalina nessa época festiva. Ao redor da Fonte Mandusevac, uma pequena floresta é montada com pinheiros cobertos de neve artificial, trazendo a tona o verdadeiro espírito de Natal. E além disso, o que mais atrai os turistas? Comida e bebida, é claro. Vinho quente, salsicha assada e outras iguarias nacionais e até mesmo internacionais são consumidas a todo o vapor por frequentadores durante todo o Advento, dia e noite.

Pista de Patinação no Gelo

Quando chega o Natal, a praça Rei Tomislav se transforma numa encantadora pista de patinação no gelo, e o mais legal de tudo: qualquer um pode patinar, sem pagar nada! Ao redor da praça, muitas barraquinhas com delícias natalinas podem ser apreciadas, já que com certeza, depois de tanto curtir a pista de gelo, vai dar uma fome danada!

Leia também: tradições natalinas alemãs

Foto: Pixabay.com

Zrinjevac

Um outro ponto importante da cidade é a área de Zrinjevac (oficialmente chamada de Praça Nikola Subic Zrinski), onde se localizam vários prédios e instituições como a Corte Suprema da República da Croácia, o Museu Arqueológico de Zagreb a galeria Strossmayer. E por lá também se espera mais um ano com muita música, gente animada e barraquinhas lotadas de quitutes natalinos.

Eu particularmente considero essa parte a mais charmosa do Advento. Sabe aquelas casinhas estilo chalé de filmes, com luzes ao redor e muita animação? Um clima de conto de fadas sem igual, pra turista nenhum botar defeito!

Leia também: Natal na Estônia

Fuliranje (Fooling Around)

Quando eu li essa expressão pela primeira vez me veio ‘a cabeça: qual q ideia que eles querem passar? Aí fiquei ainda mais curiosa e fui pesquisar sobre a origem e constatei que a intenção é mostrar o ambiente relax em meio a muita música, entretenimento, comida, e, claro muita diversão. Esse ano, a praça Strossmayer vai ser palco de vários artistas nacionais e internacionais trazendo muito jazz, soul, funk e música local.

O Caminho Marić

A Passagem Marić, localizada entre as ruas Gajeva e Praška, se transforma num discreto caminho percorrido pelos visitantes, coberto de luzes de Natal que envolvem os galhos brancos, dando aquela atmosfera perfeita do inverno.

Festividades no Castelo Klovićevi

Além dos concertos de músicas de graça, performances de corais de Natal e uma infinidade de coisas gostosas pra comer e beber, o Advento na Galeria do Castelo promete ser uma grande atração para as famílias que procuram diversão pra criançada. Olha que bacana: a programação conta com uma pista de patinação SEM gelo (novidade em Zagreb), pros papais e mamães poderem deixar os pequenos curtirem sem riscos de se machucar.

Leia também: Natal na Bulgária

Onde ficar em Zagreb

Por incrível que pareça, em Zagreb tudo acaba sendo bem próximo. E, claro, vai depender muito de com que o turista visita a cidade durante o Advento (se com crianças, casal), ou seja, alugar um apartamento ou reservar um hotel pra passar esse período vai bastante do gosto pessoal de cada um.

Como já foi mostrado lá em cima no post, a praça principal e point de encontro da galera é a Ban Jelacic, o centrão da cidade. Partindo da praça, se tem acesso a quase todos os outros pontos interessantes da cidade, e muitos apartamentos e hostels são bem procurados por ali.

Tive algumas experiências ótimas quando visitei Zagreb em algumas ocasiões (não necessariamente pro Advento, mas a maioria delas durante o inverno). A primeira vez fiquei no Hotel Boutique Jagerhorn, localizado na Ilica (a mais charmosa e elegante rua de toda Zagreb, na minha opinião). Fica a 300 metros do centro, ótimo pra famílias com crianças, café da manhã impecável, staff super simpático e estacionamento gratuito.

Um pouco mais afastado do centro, mas mais em conta caso esteja procurando economizar na estadia, o Hotel Laguna fica a 2 km da praça principal, e também conta com estacionamento gratuito, café da manhã estilo buffet e aceita animais de estimação.

Para quem é da turma dos hostels, vai aí uma dica e tanto: fui e recomendo mil vezes o Hostel Casablanca. Staff mais do que simpático e atencioso, quartos para casal, café da manhã divino, ambiente bem aconchegante, e o melhor de tudo, bem no centro de Zagreb. Vale a pena conferir!

Espero que tenham gostado desse post e aproveitem o Advento em Zagreb!

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.