BrasileirasPeloMundo.com
Artigos em Destaque Cheguei e agora? Nova Zelândia

Tudo que você precisa saber para morar na Nova Zelândia

Tudo que você precisa saber para morar na Nova Zelândia.

Segundo o censo de 2013, a Nova Zelândia abriga mais de 4,2 milhões de pessoas (embora o recente censo de 2018 ainda não tenha sido publicado, estima-se que já esteja perto de 4,8 milhões).

País de belezas naturais estonteantes, inicialmente povoado pelos povos maori (uma de suas línguas oficiais), recebeu diversas ondas de imigração europeia (sobretudo do Reino Unido tendo o inglês como a principal língua oficial) e asiática.

Hoje, a sua diversidade e a abertura para a vinda de turistas, estudantes e também mão de obra qualificada de todos os lugares do mundo, fazem com que este pequeno paraíso no sul do Oceano Pacífico receba cada ano mais visitantes e imigrantes.

A comunidade latinoamericana não poderia deixar de marcar sua presença e cada vez é mais comum encontrarmos brasileiros por aqui (saiba Como imigrar para a Terra dos Kiwis).

Ainda que seja um país muito bom para mulheres, como nem tudo são flores, a decisão de imigrar requer muito preparo e planejamento (leia Dúvidas sobre Morar ForaPor que Morar e Razões para Mudar para a Nova Zelândia).

As oportunidades existem mas devem ser vistas com cautela, já que as leis aqui são bastante claras, rígidas e não permitem brechas nem “jeitinho” e a adaptação pode ser bastante difícil (é essencial que você saiba e esteja preparada para As 10 Maiores dificuldades dos brasileiros na Nova Zelândia).

Neste post reunimos tudo que você precisa saber para morar na Nova Zelândia com links para os principais conteúdos já publicados no Brasileiras pelo Mundo e também no BPM – Brasileirinhos Pelo Mundo.

Antes de Embarcar

Aprenda a falar inglês (ou invista em um ótimo curso) e leia tudo o que for possível sobre a Nova Zelândia, entre em grupos de imigrantes nas redes sociais, converse com amigos e conhecidos que já tenham morado no país, enfim, quanto mais informação levantar, melhor.

Alguns posts que podem te ajudar são:

Ao chegar

Gafes, estranhamentos, erros, se a gente não rir um pouco deles, tudo fica mais difícil. Então este texto sobre Os primeiros passos e costumes morando na Nova Zelândia é uma maneira de se preparar com bom humor para o que vem pela frente.

Ainda falando sobre a adaptação e as diferenças, o texto Quais dificuldades enfrentei na Nova Zelândia? podem ajudar também para enfrentar as dificuldades mais comuns que muitas de nós passou por aqui.

Vistos na Nova Zelândia

Todo o processo de imigração e obtenção de vistos é bastante completo e exige que sejam feitas consultas a agentes autorizados e especializados como advogados de imigração (immigrant advisors) que podem ser contratados remotamente para orientar a respeito e dar entrada nos pedidos de visto.

O melhor caminho, além da opção acima, é você visitar o site oficial sobre Imigração e Vistos do governo da Nova Zelândia.

Recentemente houve mudanças essenciais na estrutura de tipo de vistos por aqui, e este post da Rosana conta quais foram estas mudanças, bem como tem links para agentes de imigração e o site oficial.

Onde Morar na Nova Zelândia

Além de Auckland (centro comercial do país e que concentra mais de 37% da população do país), outras regiões muito procuradas por brasileiros são Tauranga, Hawkes Bay, Hamilton e Wellington (a capital federal), todas elas na Ilha Norte, e Christchurch e Queenstown na Ilha Sul.

A escolha do local é muito importante e deve levar em consideração não somente a “fama” da cidade, mas também o tipo de vida que você quer levar, a facilidade de conseguir emprego ou de encontrar escolas ou instituições de ensino adequadas para seu sonho. O clima também é fundamental ser analisado, já que algumas regiões têm clima bastante frio.

Para saber como buscar um lugar para morar, bem como são os tipos de acomodações, leia o texto Em busca de um lugar para morar na Nova Zelândia e Aluguel na Nova Zelândia.

Conta Bancária e IRD

O sistema bancário daqui é simples e eficiente e a abertura de conta não demanda muito esforço e nem burocracia.

Aqui você pode encontrar informações sobre Como Levar Dinheiro para a Nova Zelândia.

Quando estiver na Nova Zelândia, é importante obter um número de IRD (o CPF daqui), já que todos os seus impostos, benefícios e dados pessoais estarão vinculados a esse número.
Segundo o site oficial do governo da Nova Zelândia (ird.govt.nz), você precisa de IRD se você:

  • ganhar dinheiro (e.x.: emprego ou pensão)
  • receber benefícios sociais
  • abrir conta bancária
  • comprar, vender ou transfer uma propriedade da Nova Zelândia.

Isso porque, segundo a lei, é preciso pagar imposto sobre qualquer receita que você receber (porém, a partir do momento que vc chega na Nova Zelândia há um benefício para trazer recursos do exterior com isenção de imposto por um determinado período, mas precisa ligar no IRD e explicar seu caso para verificar se o mesmo se aplica).

Saúde Pública

O serviço de saúde pública na Nova Zelândia é bom, sobretudo se comparado ao do Brasil, mas somente tem direito quem é cidadão, residente ou tem visto de trabalho para mais de 2 anos seguidos.

Portanto turistas, estudantes e todos os demais que não se enquadram nestes requisitos devem vir com seguro saúde de viagem para o tempo todo em que estiverem por aqui.

Estudos na Nova Zelândia

A Nova Zelândia está no topo dos principais rankings de educação e qualidade de vida no mundo todo. Este é um dos motivos pelo qual tantas pessoas escolhem estudar por aqui.

Se for o seu caso, veja os seguintes posts:

Transporte Público

Em geral o transporte público é eficiente, sobretudo em cidades grandes como Auckland e Wellington, mas pesa um pouco no orçamento. Em cidades menores e mais planas muitas pessoas usam bicicleta, mas o meio de transporte preferido dos kiwis é o carro.

Se preferir dirigir por aqui, saiba que eles seguem a mão inglesa (ou seja, o oposto do Brasil).

Você pode fazer uma Roadtrip pela Nova Zelândia.

Caso tenha uma carteira de motorista válida no Brasil, por 1 ano, a partir da sua chegada, você pode dirigir utilizando o seu documento original juntamente com uma tradução juramentada.  Após este período é necessário que você faça a valiação da sua carteira de motorista – leia Como validar a carteira de motorista na Nova Zelândia.

Custo de Vida na Nova Zelândia

O custo de vida é condizente com o tamanho da economia e a sua distância e isolamento dos demais países da Oceania, ou seja, é alto, e pesam bastante os custos com moradia e gastos com alimentação.

Por este motivo, é importante fazer uma estimativa de quanto irá gastar morando fora, seja com as passagens, estadia, cursos, alimentação, moradia etc.

Estimar a sua necessidade financeira bem como planejar estes recursos podem fazer muita diferença na sua adaptação e na qualidade de vida que você irá levar. Neste sentido, estes dois posts podem te ajudar:

Emprego

A Nova Zelândia tem como um dos pontos fortes a possibilidade de se trabalhar enquanto estuda (se informe a respeito com a instituição de ensino ou o agente de imigração, já que as restrições e regras são bastante complicadas).

Se este for o seu caso, ou se você tiver um visto de trabalho ou residência, aqui estão alguns posts que podem te ajudar com a busca por emprego, já que a tarefa requer algumas adaptações no currículo e algumas exigências locais:

Tudo que você precisa saber para morar na Nova Zelândia

O título pode parecer pretensioso, já que os assuntos nunca se esgotam (veja aqui os últimos artigos). Mas ele serve de guia essencial para ajudar a encontrar os principais temas já abordados pelas autoras do BPM sobre a vida na Nova Zelândia.

Sentiu falta de algum assunto? Escreva para nós aqui nos comentários que a gente tenta responder ou fazer novos posts nos próximos meses.

Related posts

Como procurar e encontrar emprego na Nova Zelândia

Roberta Crossley

Adaptação na Polônia

Gizelli Gliwic

Como validar o seu diploma na Nova Zelândia

Gabriela Nunes

8 comentários

cotação de seguro online Julho 16, 2018 at 6:38 pm

ótimo conteúdo parabéns!

Resposta
Gabriela Nunes Julho 29, 2018 at 4:51 am

Muito obrigada

Resposta
Penelope Brito Julho 18, 2018 at 1:26 pm

Só uma correção: o acesso à saúde é válido, desde que você tenha visto de trabalho e a soma do tempo que você estiver legal no país for de 2 anos ou mais. Assim, se você tem um work visa de um ano, mas somando vistos anteriores de estudante e turista for igual ou superior a dois anos, você tem acesso à saúde pública. 😉

Resposta
Gabriela Nunes Julho 29, 2018 at 5:06 am

Oi, Penelope. Obrigada pelo seu comentário, mas segundo informações oficiais no site da Health New Zealand: somente cidadãos, residentes e pessoas com workvisa (visto de trabalho) de 2 anos ou mais (ou estudantes menores de idade sob a guarda de um responsável nas condições citadas anteriormente) têm direito ao serviço de saúde pública do país. Veja: https://www.health.govt.nz/new-zealand-health-system/eligibility-publicly-funded-health-services/guide-eligibility-publicly-funded-health-services?mega=NZ%20health%20system&title=Guide%20to%20eligibility . Um abraço

Resposta
Matheus Abril 19, 2019 at 3:55 am

Olá Gabriela, sou brasileiro, formado em direito e gostaria muito de morar na Nova Zelandia, tenho um amigo que morou um tempo ai e ele me fala muito do lugar.

Gostaria de saber como é o mercado de trabalho, os diplomas brasileiros ajudam em algo?

Estou estudando a viabilidade de me mudar para o País;

Resposta
Gabriela Nunes Abril 25, 2019 at 3:40 am

Oi, Matheus. Obrigada pelo comentário, aqui realmente é um lugar maravilhoso, eu adoro também. Infelizmente não tenho como te ajudar especificamente falando da sua área, pois não conheço nada e nenhum advogado por aqui que siga a profissão. Os que conheci, comentam certa dificuldade já que leis são restritas aos locais, correto? Sugiro você tentar buscar a resposta em grupos de brasileiros e procurar pessoas da área de direito no Facebook ou no LinkedIn, ou ainda procurar cursos equivalentes em universidades locais, talvez eles possam indicar caminhos. Outra possibilidade seria consultar as empresas que vendem cursos e intercâmbio, pois talvez eles tenham este conhecimento. No geral, não sinto que “ter um diploma brasileiro” tenha algum valor, porque eles desconhecem, em geral, as universidades de lá, mas se fizer um processo de reconhecimento, então não ha problemas (eu fiz do meu, por exemplo0. Boa sorte na sua pesquisa!

Resposta
Thassi Julho 21, 2019 at 5:59 pm

Gabriela, tenho uma dúvida, veja se podes me ajudar: Eu, meu e companheiro estamos pensando em ir para NZ com nosso filho de 7 anos. Caso eu e meu companheiro, ou apenas um de nós, consiga o visto Work Holiday, saberias me auxiliar como que o outro e o nosso filho pequeno poderiam ir? Uma vez que o Work Holiday não permite que se leve dependente.

Resposta
Gabriela Nunes Julho 28, 2019 at 3:05 am

Oi, Thassi. Infelizmente não tenho como te ajudar, esta é uma pergunta que somente o seu advogado de imigração (immigrant advisor) poderá te ajudar. Adicionalmente, você pode procurar alguma informação diretamente no website da imigração neozelandesa (https://www.immigration.govt.nz/new-zealand-visas/apply-for-a-visa/about-visa/working-holidaymaker-extension-work-visa). Boa sorte!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação